Carlos Alberto Lopes

segunda-feira, junho 25

AS TELHAS DE ZINCO

Já faziam vinte dias que a chuva maltratava as folhas de zinco, que cobriam o pequeno barracão, onde o pai, a mãe oito filhos menores viviam, amontoados num quadrado três por três, feito de madeirite e coberto por aquelas folhas de zinco, que o pai arrumara com um amigo e prendera aos caibros com cordas de nylon, que a ação da chuva, ameaçava fazer com que se soltassem, num perigo iminente de vir tudo ao chão e ficarem todos ao desabrigo. A luz já havia sido cortada há algum tempo, quando a Companhia numa inspeção de rotina, descobriu que o homem havia puxado um fio clandestino, diretamente do poste da rua. A água vinha de tonéis, que a mulher colhia na fonte natural atrás do casebre, ao pé do morro.
Na parede do lado direito, colado com durex de "segunda", ganho pelo garoto mais velho no Parque Infantil, podia se ver uma foto colorida de Sua Santidade o Papa, ao lado da Basílica de Aparecida do Norte, sem moldura... Do outro lado, uma foto antiga de Fidel Castro, também colada à parede com durex, se sustentava também sem moldura...
Junto à cama, uma mesa ostentava um rádio de pilha já antigo, que teimava em continuar funcionando apesar da goteira que sobre ele pingava sem parada. O fogão, era colocado num canto do barraco. Eram quatro tijolos que seguravam uma grade de ferro batido, (que um dia fôra um portão de uma casa da rua de cima, há muito abandonada). A pia, se é que assim se pode denominar, era um tamborão de lata de 50 litros cortado ao meio, e pintado com piche para não enferrujar, ficava ao fundo. No outro lado do quadrado, uma rede presa aos cantos das folhas de zinco, balançava, fazendo dormir um menino de olhos verdes, nariz escorrendo e chupeta encardida à boca... De repente, a chuva parou.
Minutos depois, um carro estacionava à porta do barraco, se é que podemos considerar como porta de algum lugar, aquelas duas folhas de madeirite, atravessadas por quatro pequenas ripas.
Vamos considerar... pois foi ali que o carro negro estacionou...
Um homem, vestindo terno preto de linho, adentrou pela porta traseira do veículo, aberta gentilmente pelo motorista...
Com um aceno de mão, deu ele adeus à mulher e aos oito filhos, enquanto mandava o motorista seguir em frente...
O carro negro, em sua chapa oficial, denunciava o emprego do pai daquela família:
"Prefeito Municipal"

Nenhum comentário: